Análise: Relacionamentos amorosos associados a entropia na teoria matemática de Shannon e Weaver

                   Em meio aos meus devaneios, constatei a possibilidade de se fazer uma associação com os relacionamentos amorosos e a teoria matemática de Shanon e Wiever. Coisa de doida? Talvez. Mas mesmo assim eu pensei, e quando pensamos, escrevemos.
Então, vamos a análise. Se pensarmos no surgimento de  um lindo romance como o início de um sistema de comunicação, em que ambos trocam as informações para manter o equilíbrio do próprio sistema, a chamada homeostase, ou seja, a troca de experiências, o cuidado de saber o que falar no início do namoro e a vontade de torna-lo duradouro. Isso tudo, faz com que o casal se encante um pelo o outro, devido a força de vontade e a esperança de que o namoro ou sistema poderá dar certo.
                   Porém, devido ao costume e comodismo, adquirido com o passar do tempo, esse sistema tende a deixar de trocar informações e se torna  falho, assim, se iniciam as brigas, desentendimentos e magoas no namoro, o que, para a teoria matemática nada mais é do que a denominada entropia ou a desorganização do sistema. E o sistema comunicativo simplesmente se esvai e resulta no fim do namoro,  fazendo com que os indivíduos procurem outro sistema para se organizar novamente, repetindo o processo várias e várias vezes no decorrer de suas vidas. Ou não, se a pessoa for inteligente para perceber o que há de errado com ela, ou até mesmo sofrer o fenômeno ” Amor de contos de fada” (segunda opção meio improvável, a não ser que você se chame Cinderela, Rapunzel ou sei lá o que).

Bem, conclui-se então, que quando há a troca de informações correta, o sistema atinge a homeostase. E na relação amorosa, o mesmo acontece. Por isso, quando o casal continua, mesmo depois de um tempo de convivência, deixando claro seus sentimentos e vontades para o parceiro e este por sua vez o compreende e investe no bem estar do outro, o romance tende a dar certo. Entendeu? A solução para que qualquer coisa na vida dê certo é a comunicação, inclusive para os romances. Agora que você leu esse post, nunca mais terá problemas de relacionamento. Lembre-se de Shannon e Weaver.

Amanda Borgato
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s