Homeostase Utópica

Coisa difícil essa homeostase, eu diria que impossível de acontecer, mas como me disseram uma vez que nada é impossível, eu não posso falar isso.

Sabemos que ela pode ocorrer quando houver uma comunicação equilibrada entre indivíduos, sistemas, objetos, enfim, diversos fatores.

Entretanto, para haver comunicação, é preciso mais de um indivíduo para propô-la, indivíduos com ideais e intenções em comum, porém, há uma certa dificuldade quando se trata de identificar indivíduos com os mesmos pensamentos, mesma forma de planejar, mesma forma de agir e executar.

Temos inúmeros exemplos por aí: relacionamentos amorosos terminados, famílias separadas, amizades rompidas, pessoas traídas, impérios desmoronados e não acabam por aí.

Tudo se desgasta com o tempo, a ordem das coisas nem sempre serão as mesmas, tudo tende a mudar, principalmente o ser humano, que muda o tempo todo, a cada dia. E mesmo que não estejamos falando de apenas seres vivos, mas como também, máquinas que tendem a se desgastar, degradar, danificar com o tempo, precisando de reparo e manutenção, nunca terão a homeostase, por muitas vezes os responsáveis por elas, nem sempre darem continuidade ao processo da forma esperada ou exigida.

Um exemplo disso, são as empresas familiares muito antigas, que quando passadas aos herdeiros, raramente dão certo.

Todos esses fatos apresentados, torna a homeostase simplesmente uma utopia, ou seja, uma loucura que nunca será alcançada. Assim, afirmamos que qualquer pessoa que tentar alcançar a nossa amiga homeostase, mesmo com determinação, terá um trabalho árduo e estafante, no qual, não valerá de nada, pois, não chegará nem perto de seu objetivo. Além disso, pode-se correr sérios riscos, chegando a sofrer uma futura internação em clínicas de tratamento psicológico.

Portanto, meu caro, eu digo, viva e deixe viver, sem se preocupar se está tudo em ordem ou em equilíbrio, pois é certo que não está, e você não ganhará nada com toda essa preocupação.

Afinal, a mudança, o caos, a revolta, a desorganização e qualquer outro fator contrário ao equilíbrio absoluto são positivos sim, favorecendo desde sempre para a evolução de toda a nossa existência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s